Páginas

Resenha - O Lado bom da vida , Matthew Quick



Sinopse:                                                                        


Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

 Oi gente, andei lendo O lado bom da Vida, que foi um dos dezesseis livros que comprei na Bienal esse ano e como já tinha visto o filme e torcido para a ele ganhar um Oscar ( e ganhou !!) eu resolvi tirar ele da fila.
Acredito que ver o filme e depois ler me deu uma visão diferente da história .. Sempre me decepciono  com os filmes já que deixam a desejar,  mas nesse caso não ocorreu.

 A história é do Pat Peoples que tem um um problema psiquiátrico que descobrimos ao longo da leitura e ele sai desse lugar para retomar sua vida antiga e voltar para a sua ex esposa , a  Nikki, e nesse meio tempo ele conhece a Tiffany que também toma remédios e sofre com a morte do seu esposo e juntos eles correm todo dia ,além de ela ser sua ouvinte.

O livro fala de problemas e transtornos e como a família e amigos lidam com isso.. Tanto Pat quanto Tiffany, na verdade precisam de atenção e de amor. Impossível gostar da Nikki, até porque no livro se lê muito dela, mas graças ao Matthew ( Escritor) ela não aparece muito.. Senti pena da mãe do Pat ,mas ao mesmo tempo vi que ela é uma guerreira porque aturar o pai dele não é fácil ! 

A preocupação que a mãe tem por ele é linda e a amizade com o irmão também é boa , apesar que no filme é mostrado diferente. A maneira em que o Pat resolve levar a vida depois que sai do "lugar ruim" mostra uma força de vontade enorme dele em querer vê o Lado bom de cada coisa.. Vale a pena sempre tentar ter esse pensamento!


O livro foi fácil de ler, o Pat nele é bem mais explorado do que no filme, mas eu cheguei a conclusão que prefiro o filme por n motivos. As "cartas da Nikki" , o concurso de dança e o final não me agradaram muito. Já no filme e
 fiquei feliz com o que os roteiristas fizeram , além de ter o lindo do   Brandley Cooper ! 

E isso ai gente, eu indico sim a leitura dele e o filme ! 
Vou ficando por aqui, digam o que acharam dos dois !! 
Beijos , comentem!!



1 comentários :

  1. Eu gostei bastante da história. No começo, achei que seria uma daquelas que "deixam a desejar", mas até que não. É divertida e bom de ver que, apesar da Nikki, ele só tem uma preocupação: em ser uma pessoa melhor. Uma coisa que eu gostei no filme foi que retratou eles direitinhos: dois doidinhos ao meu ver. E que se completam mesmo. O filme deu cor a minha imaginação de como seriam Pat e Tiffany e acho que não poderia ter uma atuação melhor sobre eles. Realmente, vi Pat e Tiffany ali. rs E é uma gostosura de ler. Só nao gostei do relacionamento dele com o pai no filme, perdeu aquela atenção toda que tínhamos no livro. Mas de resto, é bem legal: "Ser gentil ao invés de ter razão." Grande Pat!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos