Páginas

Resenha - Deixe a Inglaterra Tremer, Sávio Lopes


Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. 

Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar.

O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.



“Quem está cansado de Londres, está cansado da vida; há em Londres tudo que a  vida pode proporcionar.” – Samuel Johnson.

A obra “Deixe a Inglaterra Tremer”, do escritor brasileiro Sávio Lopes, expõe as experiências vivenciadas por um jovem estudante de intercâmbio – cujo nome não é apresentado no livro – em uma das cidades mais conhecidas do mundo: Londres. Ao longo do livro, percebemos claramente o amadurecimento do estudante, que em seus primeiros passos na capital inglesa nos é apresentado como um rapaz assustado por encontrar-se longe de sua família e amigos. Os acontecimentos são narrados pelo próprio jovem, e o mesmo, estudante brasileiro de jornalismo, antes solitário, cria novos laços de amizade e descobre um mundo completamente novo durante a sua estadia de quatro meses na capital inglesa.

Em meio a um autêntico caleidoscópio cultural e às belezas ímpares de Londres, o jovem estudante torna-se cada vez mais independente.  Ao final do livro, nosso narrador, antes temeroso por estar sozinho e tão longe de casa, agora sente saudades de tudo e de todos na famosa “terra da Rainha”. Utilizando os versos de Back in Bahia, canção eternizada na voz do compositor Gilberto Gil, ele resume, por fim, todo o seu sentimento ao deixar sua nova ‘segunda casa’: 
  
“Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá”   

 “Deixe a Inglaterra Tremer” é um verdadeiro retrato da cidade de Londres, tão conhecida mundialmente pela sua belíssima história e pela sua riqueza cultural, seja no cinema, no comportamento, na arte ou na música. Aliás, música é o que não falta na obra de Sávio Lopes! Acompanhada de sua leitura leve – e da capa lindíssima –, no início de cada capítulo que compõe a obra encontramos trechos de canções – em minha opinião, maravilhosas! –, como da banda Florence + The Machine e da cantora Adele. Recomendo para todos aqueles que, assim como eu, se interessam em estudar no exterior e, é claro, são apaixonados pela terra do Príncipe William. 


Título: Deixe a Inglaterra Tremer
Editora: Novo Século
Autor: Sávio Lopes
Ano: 2013

1 comentários :

  1. O livro parece ótimo,de leitura empolgante e fluida, daqueles que a gente lê em um dia. Estou entrando nessa onda de autores novos,e com um cenário tão inspirador como a Inglaterra fico ainda mais instigada a ler!!!Òtima resenha,parabéns!!!!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos