Páginas

[Desafio Literário Rory Gilmore - #1 ] O Corvo - Edgar Allan Poe

     
 Comecei aqui no blog o Desafio Literário Rory Gilmore que fui indicada pela minha mais nova amiga literária Lenir. Decidir qual livro da imensa lista eu iria começar foi fácil , pois boa parte deles eu lerei ou já li por causa da faculdade.

         Decidi começar com o conto O Corvo de Edgar Allan Poe, que estava estudando na aula de Literatura na faculdade.
        Ler o conto com a turma e a professora mais diva da faculdade me fez não só começar muito bem o desafio como me apaixonar pelo Poe!

        O Corvo ( The Raven) foi publicado pela primeira vez em 1845 e modificou a maneira de se entender poema.A ideia de que os poetas recebiam dos deuses a inspiração para os poemas e desmificada com a bela obra de Poe. O Corvo foi cuidadosamente criado e elaborado pelo autor.Isso me deixou mais apaixonada por saber que Edgar trabalhou e muito para sair essa obra.
Sinvaldo Júnior
Especial para o Jornal Opção

        O Poema conta a história de um homem que sofre com a perda recente de sua amada Leonora ( Lenore) e ele se tranca em seu quarto para ler numa noite tenebrosa,com tempestade.
         Ele ouve umas batidas e vai abrir a porta achando que possa ser a alma da sua amada que veio lhe visitar ,mas não tem ninguém e então,ele volta a ouvir as batidas e vai até a janela e nisso entra um pássaro negro como aquela noite e pousa  sobre o busto da estatua de Pallas Atena que tinha em seu quarto.
        Ele começa a conversar com o corvo e percebe que ele responde as suas respostas e com isso a história começa.
         
Edgar Allan Poe diz no  ensaio O Corvo e a filosofia da composição,que ele queria fazer um poema em que o leitor numa sentada só lê- se tudo, pois poema grande demais o leitor poderia perder o ritmo da história e ele acertou em cheio nesse poema. Você fica presa a conversa entre o personagem e o misterioso corvo, a noite escura, a chuva tudo é colocado na cena para que prenda o leitor.

" O CORVO

Certa vez, quando, à meia- noite eu lia, débil, extenuado,
um livro antigo e singular, sobre doutrinas do passado,
meio dormindo - cabeceando - ouvi uns sons trêmulos, tais
como se leve, bem de leve, alguém batesse à minha porta.
É um visitante", murmurei, "que bate leve à minha porta.
Apenas isso, e nada mais." ( Trecho do Poema)



Sinvaldo Júnior
Especial para o Jornal Opção


Super recomendo a leitura rápida e empolgante, consegui imaginar a cena toda na cabeça e me apaixonei pelo Poe.Vale ressaltar que o poema foi traduzido muitas vezes por várias pessoas e aqui no Brasil tem a tradução do Fernando Pessoa e do Machado de Assis e vale a pena ler as duas traduções para ver as diferenças de palavras.

Até Mais!



3 comentários :

  1. Oi Isadora. Adorei a resenha. Realmente o Poe é um gênio. Adoro quase todas as obras dele! <3 :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Giane!
      Que bom que você gostou da resenha e é muito bom conhecer outras pessoas que adoram ele!

      Excluir
  2. Já amei esse livro, só de ler a resenha! De fato o Edgar Alan Poe é um grande escritor, o único livro que li do Poe foi Antologia de contos extraordinários,. É um ótimo livro de treze contos do autor, o que mais me agradou foi a queda da casa de Usher.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos