Páginas

[TAG] Livros Físicos X E-book

Olá, pessoal, hoje eu estou aqui com uma ideia de postagem diferente.
Estava pensando sobre isso essa semana e resolvi conversar com vocês sobre o assunto.
Acho que todos nós gostamos de comprar um livro e poder segurá-lo, levá-lo para onde der vontade, lermos aonde quisermos, afinal, não é muito comum encontrarmos assaltantes de livros por aí, ne? Pensando nisso, eu preparei a postagem de hoje:


Livro físico X E-book


      ©               Pontos positivos do livro físico:
Um ponto positivo no livro físico é que, além de nos sentirmos de certa forma mais próximos da história, é que não dependemos de baterias nem estamos sujeitos a possíveis assaltantes. Eles parecem se interessar mais por produtos eletrônicos do que pelos livros, quem os entende? Brincadeira kk’.

      Os pontos negativos também existem:
Os livros ocupam espaço. Alguns são muito pesados para ficarmos carregando de um lado para o outro, além das coisas que já temos que carregar normalmente e, por fim, temos a diferença nos preços, que em alguns casos são absurdas.

     ©          Pontos Positivos do E-book:
O E-book, em grande parte das vezes - especialmente se tratando de literatura nacional -, é mais barato que o livro físico. Não ocupa espaço, não pesa. O aparelho leitor de E-book não é enorme, não é de difícil manuseio e comporta vários livros de uma vez, você pode ler mais de um livro por vez. Ele tem marcador próprio, então você não se perde na leitura. Se você lê pelo Tablet como eu, você pode preparar sua resenha, copiar passagens do livro e acessar a internet, tudo isso com o livro ainda aberto. E pode voltar a ler, enquanto metade da sua resenha já está preparada e não vai se esquecer dos pontos fundamentais, porque você já fez uma nota sobre isso (adoro o aplicativo ColorNote para fazer isso, é ótimo, você pode marcar a importância das notas por cores diferentes, pode colocar um lembrete na tela inicial e tudo).

           Pontos Negativos do E-book:
Se o seu aparelho der algum problema ou você for assaltado e não tiver um backup, você corre sérios riscos de ter mini-infartos. Já perdi arquivos porque o HD do meu computador deu defeito e foi horrível. Até hoje não faço ideia dos livros que eu tinha lá, eram muitos e talvez alguns eu nunca vá lembrar de comprar /baixar novamente. Fora o dinheiro que você gastou no aparelho, né gente? Outro lado ruim do e-book é que vamos precisar do aparelho eletrônico para poder ler, que vai depender de uma bateria e essa bateria pode descarregar no momento mais importante do livro. Vai procurar uma tomada no ônibus, pra você ver! Mas cuidado com os assaltantes, como eu disse, eles adoram eletrônicos. E tudo isso é frustrante, eu que sei. Ah! E quanto às sessões de autógrafos com os autores? Você já tentou receber um autógrafo no Tablet/Kindle/Kobo? Pois é.


Como eu disse anteriormente, a diferença entre o preço do livro físico e o E-book é assustadora em alguns casos. Aqui vou mostrar algumas diferenças de preço entre o livro físico e o E-book:


Eu ainda não li nenhum desses livros, embora tenha comprado o E-book de “Equinócio” para ler esse mês, por conta de um evento onde a autora vai comparecer nesse fim de semana agora – não li nada dela ainda e não quero chegar assim no evento, gente.
As diferenças entre esses preços não são pequenas e me parte o coração que a literatura brasileira venha crescendo e se expandindo tanto e eu não tenha condições financeiras para ajudar a investir nesse trabalho da forma que eu queria. Acho ótimo que essas editoras tenham dado a oportunidade para essas escritoras, mas com o livro físico a esse preço fica muito difícil... Sinceramente, não digo que não dê cinqüenta, sessenta reais em um livro. Eu dou. Pergunte a Nora Roberts kk’
Mas eu posso garantir que não compro qualquer livro por esse preço. Infelizmente, não tenho condições financeiras para isso, mas bem que eu gostaria. Por esse preço compro apenas livros que eu tenho certeza de que vão valer à pena. Livros de autoras que eu “conheço”.E que eu sei que são do meu estilo.
No entanto, essas autoras chegaram agora e os livros físicos são vendidos a esse preço, sem que ninguém conheça nada do trabalho delas a não ser especulações que surgem em algum blog ou algum material de divulgação, panfleto, etc.
Por mais que me digam que o livro é bom e que vale a pena, para mim, ele é um risco. Eu já comprei um livro por esse preço – nenhum dos listados acima – e me arrependi muito, muito mesmo. Porque eu podia ter comprado um mais barato, que eu conhecia e resolvi arriscar. Acontece, mas na época fiquei bem chateada.
Entre livros de cinqüenta reais de autoras desconhecidas e livros de vinte, trinta reais ou o que seja – boa parte deles sendo de literatura estrangeira –de autoras que já conhecemos, de livros e séries que anteriores já lemos e nos identificamos, o que você compra?
Beijos! Espero que tenham gostado do post.



8 comentários :

  1. Um ponto positivo do ebook: pode ler no escuro! Pois ele tem "luz própria" HAHAHA mas mesmo assim viu, prefiro o livro fisico. :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Mas depende ne, alguns leitores não tem luz própria e são mais baratos por causa disso kkk
      É verdade, nada como segurar a história nas próprias mãos, né?
      Seguindo *-*

      Excluir
  2. Hey!
    Os pontos positivos do e-book são bons, porém, eu simplesmente não consigo ler haha! Parece que eu não estou lendo realmente um livro, sei lá kk'
    Então eu prefiro mesmo o livro físico, mas eu ainda espero dar mais uma chance para o e-book *-*

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, mas como muitos livros demoram para lançar aqui ou aparecem em e-book primeiro acabo lendo tanto quanto. Mas é algo engraçado, quando eu estava acostumada a ler o e-book, era difícil para mim ler o livro físico. E vice-versa kkk
      Agora estou lendo dois livros ao mesmo tempo e um é físico e o outro e-book. Adivinha quem está ganhando? xD

      Excluir
  3. Oi Nanda, eu particularmente amo os livros físicos! Adoro tê-los na estante (no momento guarda-roupas) e gosto de segurar o livro e sentir que realmente é um livro, você sabe como é né rs. Mas como nem sempre eu tenho dinheiro para compra-los, esse ano mesmo comprei poquissimos livros, então acabo optando por ler em algum aparelho eletronico,(até no celular eu leio) o que é melhor que ficar sem ler uma obra pela qual estou curiosíssima e vou demorar para poder comprar. Mas realmente o preço é muito mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tb gosto do livro físico demais. É como se você sentisse melhor a história, não sei kk
      O preço conta muito para mim também. Às vezes com o preço do livro físico, compro 3 virtuais, é difícil. Viva o dia do Black o/
      Cara, onde eu mais lia era no celular, agora com esse negócio de virar android meu programa não funciona mais (book maker é vida, gente!), mas a quantidade de livros que eu já li no celular é assustadora. Uma coisa muito frustrante do meu tablet é que ele descarrega muito rápido. O meu cel durava muito mais. Livro físico é bom porque não descarrega :p
      Preciso de um Kobo/Kindle/Lev D:

      Excluir
  4. Mandy f12/16/2014

    Então,eu prefiro mil vezes ler pelo celular/Tablet. Mas eu adoro ter os livros físicos na minha estante. O que gera um problema para mim,pois os livros que eu realmente fico ansiosa para ler e gosto,eu quero ter,mas prefiro ler ele por ebook. E tanto é que eu demora mais de uma semana para eu terminar um livro físico,que o mesmo,lendo em ebook termino em alguns dias. ( Eu acho que foi costume de ler muito pelo celular,uns 200 livros foi em ebook e eu tenho uns 60 físico) Nem sei o que fazer :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, como você disse, é costume. Eu tive o mesmo problema, até porque os livros que eu lia ainda não tinham sido lançados aqui então o livro de 400 pags que eu lia no cel, demoraria mais de uma semana lendo o físico. Mas depois que me acostumei novamente com o livro físico, é difícil pra mim ler pelo tablet/pc, até porque o meu tablet descarrega depois de umas 2, 3h de uso. Me deixa louca kkk'
      Cara, tipo, eu tenho uns 300 físicos e mais de sei lá 2 mil digitais. Sério. Vou baixando e vai acumulando. Às vezes eu termino de ler um livro e fico perdida: O que diabos eu vou ler agora? Série 1? Série 2? Série 10? Livro tal? Já sei! Vou alugar um livro na biblioteca! E vou até a biblioteca alugar o livro KKKKKKKKKK

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos