Páginas

Resenha - O Teorema Katherine, John Green


Sinopse : Quando se trata de garotas (e,no caso de Colin, quase sempre se tratava ),todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico,mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem  kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem Kates, nem Deus o livre – Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E . Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas _ cada uma, individualmente falando – terminaram com ele.


A resenha de hoje é como dá para vê de mais um livro do meu querido John Green e é o terceiro livro dele que leio.  A história começa com o Colin levando o seu décimo nono pé na bunda de uma Katherine , sim ele já teve 18 namoradas com esse mesmo nome e a última nós acompanhamos logo no início o termino do relacionamento que claro foi feito por ela.
Deprimido e na fossa por ter levado mais um fora ele resolve cair na estrada com o seu melhor amigo ,Hassan que é muçulmano, e os dois “pegam” a estrada no carro de Colin, chamado de Rabecão do Satã e um caderninho no bolso. Colin é um prodígio e não um gênio e isso o deixa profundamente incomodado. Os anos passam rápido e ele sabe que não tem mais a chance de ser um gênio , mas quer ser importante, famoso conhecido. Seus talentos eram de criar anagramas e gravar coisas com facilidade,porém só isso não basta para se tornar reconhecido. Junto com o pé na bunda da sua décima nona Katherine, com a frustração de querer Sr alguém importante ele e seu amigo Hassan vão se divertir e conhecer lugares novos e pessoas novas. E no meio dessa história Colin começa a criar um Teorema que ajude a ele prever se levará um fora ou se ele que dará .. ( Terminado ou terminante) .

Durante a leitura , nós vemos ele desenvolvendo seu Teorema e temos sempre ele relembrando algo com a décima nona Katherine. O livro é bom,mas não é o meu preferido. A história me fez lembrar alguns ideais que o John já expôs em outros livros como a vontade de não ser esquecido, de ser conhecido e lembrado que vemos em A culpa é das Estrelas; A vontade de buscar algo novo e saber qual é sua missão, ideal de vida que vi em Quem é você Alasca. Isso que e faz gostar da leitura dos livros do John.  Ele não tem a obrigação de mudar sua vida, mas uma pontada de interrogação sobre algum assunto vai ficar no Ar. Seja você  não querer ser esquecido depois de sua morte ,ou você querer ser reconhecido em vida.

“Eu não acho que seja possível preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu. Não acho que nossos pedaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem. Agora foi a minha ficha que caiu: se eu de alguma forma a tivesse de volta, ela não encheria o buraco que a perda dela deixou.”

O Teorema Katherine
Recomendo para quem ainda não leu dá uma lida. Tem pessoas que disseram que esse ser o seu preferido .. A história é leve,rápida ,mas esperei um pouco mais tenho que confessar! Leiam e me digam o que acharam!

Beijos e até a próxima.


Resenha - Deixe a Inglaterra Tremer, Sávio Lopes


Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. 

Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar.

O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.



“Quem está cansado de Londres, está cansado da vida; há em Londres tudo que a  vida pode proporcionar.” – Samuel Johnson.

A obra “Deixe a Inglaterra Tremer”, do escritor brasileiro Sávio Lopes, expõe as experiências vivenciadas por um jovem estudante de intercâmbio – cujo nome não é apresentado no livro – em uma das cidades mais conhecidas do mundo: Londres. Ao longo do livro, percebemos claramente o amadurecimento do estudante, que em seus primeiros passos na capital inglesa nos é apresentado como um rapaz assustado por encontrar-se longe de sua família e amigos. Os acontecimentos são narrados pelo próprio jovem, e o mesmo, estudante brasileiro de jornalismo, antes solitário, cria novos laços de amizade e descobre um mundo completamente novo durante a sua estadia de quatro meses na capital inglesa.

Em meio a um autêntico caleidoscópio cultural e às belezas ímpares de Londres, o jovem estudante torna-se cada vez mais independente.  Ao final do livro, nosso narrador, antes temeroso por estar sozinho e tão longe de casa, agora sente saudades de tudo e de todos na famosa “terra da Rainha”. Utilizando os versos de Back in Bahia, canção eternizada na voz do compositor Gilberto Gil, ele resume, por fim, todo o seu sentimento ao deixar sua nova ‘segunda casa’: 
  
“Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá”   

 “Deixe a Inglaterra Tremer” é um verdadeiro retrato da cidade de Londres, tão conhecida mundialmente pela sua belíssima história e pela sua riqueza cultural, seja no cinema, no comportamento, na arte ou na música. Aliás, música é o que não falta na obra de Sávio Lopes! Acompanhada de sua leitura leve – e da capa lindíssima –, no início de cada capítulo que compõe a obra encontramos trechos de canções – em minha opinião, maravilhosas! –, como da banda Florence + The Machine e da cantora Adele. Recomendo para todos aqueles que, assim como eu, se interessam em estudar no exterior e, é claro, são apaixonados pela terra do Príncipe William. 


Título: Deixe a Inglaterra Tremer
Editora: Novo Século
Autor: Sávio Lopes
Ano: 2013

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos