Páginas

# Livro combina com o que?



 Olá, gente!


 Depois de falar sobre um assunto mais sério no meu último post (veja aqui), hoje decidi fazer algo mais leve.

 Todos nós leitores temos algumas coisa que nos deixam mais confortáveis na hora de embarcar em uma nova história.
 Fiz uma lista das 10 coisas que em minha opinião, são as principais e espero que gostem!



1 – Doces.

 Aos que sofrem ao imaginar livros manchados, calma!

 É totalmente possível se deliciar com alguma guloseima enquanto mergulhamos em um livro. E vale tudo: Sorvete, bala, jujuba, chocolate, etc. É só escolher!


Obs de uma leitora: É só NÓS mergulharmos no livro, e não mergulharmos os livros nas guloseimas!



2 – Café.

 Eu sei que nem todos gostam (e nesse caso serve o chá, o leite quente, o achocolatado...), mas nada como uma leitura e um bom café (ou chá, ou leite quente, ou achocolatado. hahaha). Um final de semana frio, com um cobertor, uma xícara e um bom livro? Eu quero!


3 – Música.

 Nem todo mundo consegue, mas eu particularmente adoro ler um livro com uma boa música. Sinto como se estivesse assistindo a um filme, e a música é a trilha sonora (as vezes, vou mudando até encontrar uma que combine mais com o momento. HUAHAUHAUHA)


4 - Marcadores!

 Nada de usar celular, pente, ou de se perder! Marcadores estão aí para fazer a nossa alegria. Corra até uma livraria e pegue o seu, é grátis!


Obs: Se for algum legal, lembre-se dos amiguinhos aqui do E.V. que colecionam e peguem mais de um. HUAHUAHAUHAU)


5 - Caderno/ bloco de notas para anotar quotes.

 Para quem não sabe, quotes são citações, ou frases retiradas de um livro.

 Sempre quando estiver com um livro na mão, tenha algum lugar para fazer anotações por perto, ou tire uma foto. Algumas frases ou trechos valem à pena serem repassada.


6 - Um lugar confortável.

 Seja no sofá, ao ar livre, na cama, no chão ou em uma cadeira. O importante é se sentir confortável!


7 - Biblioteca/e ou livraria.

 Elas podem se tornar sua segunda e terceira casa (não necessariamente nessa ordem)!

 Se tiver dificuldade para ler com barulho, é o lugar, e se quiser apenas uma variação maior de livros para escolher, ela também se encaixa totalmente.

 Aqui no Rio de Janeiro, consigo lembrar de pelo menos uns três lugares por perto onde é possível ter uma leitura tranquila e alugar livros.

8 – Filme.
Todos nós sabemos que a maioria das adaptações não são fiéis aos livros, mas algumas vezes vale a pena parar e conferir para notar as diferenças. Você pode se surpreender. Pegue seu balde de pipoca e assista um livro ganhar vida!
 Algumas dicas: O lado bom da vida, Divergente, Orgulho e preconceito, Um amor para recordar.
9 -Conhecer gente nova.

 Aquele cara misteriosamente atraente que não fala com ninguém, aquela garota que parece extremamente superficial, mas que no fundo é alguém legal, aquela criança com poderes especiais, aquela adolescente que morreu e não sabe como seguir quando está no outro lado: Cada leitura uma nova pessoa.

 Quando começamos um livro, fazemos novos amigos, não apenas na vida real, mas com quem está dentro das páginas, também. Passamos a tentar compreender, damos conselhos, compartilhamos da dor, nos apaixonamos, odiamos, enfim, cada um deixa uma marca em nossas vidas, da mesma forma que as pessoas que conhecemos fisicamente.


10 -  Amigos leitores.
  Na fila do autógrafo ou no evento, lendo o livro ou vendo apenas a adaptação, comprando livros que possam compartilhar conosco depois, eles são extremamente necessário.
 Lendo a mesma série que você ou não (se ele não leu, você conta. Haha), roubando os amores da sua vida, compartilhando frustrações, enfim, para estar perto em todas as emoções que uma leitura pode nos trazer, amigos leitores nunca podem faltar! Eles nos entendem, eles nos completam. <3

 E você? Na sua opinião, livros combinam com o que?











4 comentários :

  1. Gis Amaral1/07/2015

    Não há, na história da humanidade, momentos tão bons quanto os finais de semanas friozinhos, debaixo da coberta e um cházinho do lado, mas o mais bacana disso tudo, é que existem livros que pedem um docinho, outros que acabam to-tal-men-te com a vontade de comê-los, alguns pedem música, outros pedem conforto e tranquilidade e, no final, o que importa realmente são os amigos que carregamos nas páginas e os amigos que conquistamos "por culpa" delas.

    Acho que essa (mais uma! :P) citação do Zafón tem tudo a ver com essa coisa de relação leitores-livros: “Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.”.

    Beijo, Vane linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, há tanta coisa que combina com leitura! Parabéns Vanessa, porque eu não consigo de modo algum ler ouvindo música! Bom, eu amo comer doces para ler,(principalmente marshmallows) ou tomar um chá mate, e também o chocolate quente. Aqui na minha cidade não tem dessas bibliotecas em que podemos passar o dia lendo, só temos um local com poucos livros, em que normalmente é usado para estudo para vestibular etc. Então eu leio em casa mesmo, compro os livros ou então ás vezes leio no computador. Eu não resistiria me manter viva sem ler, e não sei como quem não lê consegue, acabo escolhendo ás vezes um livro de acordo com a situação em que estou, meu estado emocional etc. Os livros sempre me ajudam muito.
    E quanto ás adaptações cinematográficas, ainda não me acostumei muito a elas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oii Vanessa, como alguns leitores eu leio escutando musica , nada de funk ( ODEIO funk ), nem sertanejo, prefiro algo leve como Pop, eu também estou me sentindo ofendido ( no bom sentido ) pelo fato de que eu acho que sou o único leitor so mundo que não tem marcadores :'( então eu tenho que improvisar algo, como uma folha cortada,uma fita,a própria orelha do livro ( algo que não tenho costume ). Isso me deixa louco, imagina , não ter nenhum marcador. Também, isso que da morar em um ligar em que nem livraria tem. Apesar de tudo, adorei suas dicas, amigas (os) leitores eu possui uns 20 ou 27 no máx.
    livroscomresumos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe os erros, é que estou com raiva ( nada haver com este blog ( kkk ) corrigindo: acho que sou o único leitor Do mundo. Isso que da morar em um Lugar.

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos